As festas juninas já chegaram e com elas as delícias da época, como os bolos de macaxeira e de milho, mingau de milho e tapioca, canjica, vatapá, maniçoba, cocadas, cuscuz, pé de moleque, bolo podre, caruru e muitos outros que fazem a nossa cabeça.
Porém, com tamanha diversidade e fartura de comidas, sabores, aromas e tentações à mesa que só encontramos nesta época do ano, precisamos ter muito cuidado para não exagerar, principalmente, quem está de dieta.
Tuanny Mourão, nutricionista do Hapvida Saúde, alerta que todos devemos ter cuidado com as alimentações em épocas assim. “As comidas de épocas como as festas juninas costumam ser ricas em açúcar e gordura, por isso, é muito importante ter cuidado com a alimentação. Em especial, que os cardíacos e os diabéticos tenham muito cuidado em épocas como as festas juninas, quando encontramos comidas tradicionais e diferentes, e costumamos exagerar um pouco mais”, diz Tuanny.
Para a especialista ainda há alternativas mais saudáveis, se soubermos regrar e fazer o devido controle, sem precisar se privar inteiramente de comer o que se gosta. A dica é melhorar a preparação de seus alimentos.
Eis algumas dicas de troca de ingredientes na hora de preparar as guloseimas:
– Usar trigo integral no lugar do trigo comum;
– Trocar o açúcar comum pelo açúcar mascavo;
– Substituir a manteiga pelo óleo de coco;
– Reduzir o uso de carnes gordas;
– Utilizar frutas frescas na preparação dos doces;
“Assim podemos melhor um pouco mais a comida, deixando o alimento menos calórico, com menos carboidratos, açucares e gorduras. Esse tipo de atitude é mais prática e não é difícil de fazer. Porém, acima de tudo, é bom que as pessoas procurem sempre a orientação de um nutricionista e façam atividades físicas para colocar seu corpo em um condicionamento bom”, conclui Tuanny Mourão.
(Com informações da Hapvida)
Comentários com Facebook