Como já é tradição, aconteceu no sábado, 27, no bairro Palmares Sul, principal reduto eleitoral do vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, a prestação de contas de seu mandato. Trata-se do ano de 2015, sendo a 7ª prestação de contas, um encontro que tem número de público garantido, gente que comparece e acompanha de perto os detalhes do mandato, não apenas como coadjuvante, mas se sentindo parte. “O objetivo disto é a transparência. E como resultado temos criado aliados que, se preciso for, nos defende quando alguém, sem o real conhecimento da realidade de nosso mandato, nos ataca de alguma forma”, conta o vereador Miquinha, que em seu segundo mandato mantém como certa a prestação de contas anual de sua atuação parlamentar.
Denominado Mandato Popular, o vereador o faz ser na prática, sempre trazendo para dentro do mesmo a população que juntos elencam as prioridades e acompanham suas reivindicações e também comemora suas conquistas. “É um homem sem vaidades e amigo de todos. Prova disto o número de pessoas que o cercam sempre que ele convida ou necessário seja”, assegurou o presidente do PT no Município, Andeilson Carneiro, o popular Parazinho, reafirmando ser para o partido uma honra ter Miquinha como seu representante na Câmara Municipal.
Outros que se pronunciaram no evento e evidenciaram as qualidades do vereador Miquinha foram o prefeito Valmir Mariano; os deputados Beto Faro e Carlos Bordalo; o Coordenador Nacional do MST, Tito; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanaldo Brás; e o presidente do PT no Pará, Milton Zimmer.
Mas o pronunciamento mais aguardado da noite era do vereador Israel Pereira Barros que, visivelmente emocionado, agradeceu em especial sua equipe de gabinete, afirmando que sem eles a gestão de seu mandato não aconteceria.
Mas afirmou também a indispensável participação da população, em especial de Palmares Sul, além de amigos e detentores de mandato como, por exemplo, os deputados Faro e Bordalo que sempre o ajuda nas demandas que dependem das esferas estadual e federal. “Tenho tido êxito em minha vida pública como vereador, mas não apenas por minha força ou competência.
Tudo seria infinitamente diferente se não fosse a contribuição de cada um que, na medida do que pode, contribui com minha trajetória. Uns com críticas maldosas, outros com conselhos, ainda outros com articulação e alguns que só por nos apoiar em momentos de ‘desespero’ já é o suficiente para nos nortear e retomar o caminho certo”, desabafou Miquinha, dizendo que seu compromisso como vereador termina no dia 31 de dezembro, prazo que poderá ser revalidado de acordo com a vontade popular nas eleições deste ano.
Mas fez importante afirmação: “Independe de ter mandato, sou cidadão deste município, agricultor neste assentamento onde tenho uma propriedade conseguida com lutas ao lado do MST. Aqui estarei sempre à disposição de todos, companheiros ou não”.
Após o pronunciamento do vereador foi exibido vídeo para que se recordasse suas ações e trajetória no ano de 2015. Em seguida, enquanto os convidados saboreavam um delicioso churrasco, o Grupo de Carimbó Retumbá, se apresentou. (Texto e fotos: Francesco Costa)
Comentários com Facebook