Os vereadores aprovaram na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (1º) a prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os preços na cobrança dos tributos praticados pela Celpa nas contas de energia, assim como os cortes realizados pela concessionária.
O pedido de prorrogação foi feito pelo presidente da CPI da Celpa, vereador Elias da Construforte (PSB), por meio do Requerimento nº 10/2019. A proposição foi lida por Marcelo Parcerinho (PSC), que é membro da Comissão.
A CPI foi instaurada em março deste ano e de acordo com os membros já alcançou grandes resultados. Segundo Elias, a comissão conseguiu mobilizar a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, esteve na Câmara dos Deputados, no Senado e foi a primeira Câmara de Vereadores a participar de uma reunião aberta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, contribuindo para evitar mais um aumento exorbitante nas contas de energia. Os trabalhos foram decisivos também para que o reajuste na tarifa de energia, que seria de 9,48%%, fosse reduzido para 1,74%.
“Já apresentamos resultados práticos ao interferirmos diretamente no processo de revisão tarifária que tramitava junto à Aneel, com o menor índice de reajuste dos últimos anos, mas ainda há muito que fazer. Os trabalhos serão direcionados a investigar prioritariamente a cobrança da contribuição de iluminação pública”, informa o parlamentar na justificativa do requerimento.
O presidente da Câmara, Luiz Castilho (Pros), ressaltou que o Legislativo de Parauapebas foi o único do estado que teve coragem de instaurar uma comissão para investigar a Celpa. “O trabalho desta Casa, por meio da CPI da Celpa, já trouxe e trará ainda mais benefícios para a população. E os resultados serão sentidos não só em Parauapebas, mas em todo o estado”, destacou.
Prazo
Com a aprovação do Requerimento nº 10/2019, os trabalhos da CPI da Celpa serão prorrogados por mais 180 dias.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)
Comentários com Facebook