Quem visitou o Bosque Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia) na manhã de ontem teve a oportunidade de se deparar com uma programação especial que celebrou o Dia do Índio. E os principais personagens não poderiam faltar: índios da tribo Xikrin, do município de Parauapebas, estiveram por lá.
No entorno do Coreto Chinês, ainda que as atividades fossem direcionadas ao público infantil, a atração chamou a atenção de famílias inteiras que passaram por ali. Com atrações gratuitas, a programação contou ainda com a exibição do Cine Bosque -onde lendas da cultura indígena, transformadas em desenhos, como as histórias da Curupira e Iara, prenderam a atenção do público.
Além disso, crianças puderam participar de um circuito esportivo montado especialmente para elas.
Os índios Xikrin, durante toda a programação expuseram e comercializaram os artefatos produzidos pela tribo e fazendo pinturas faciais e corporais nos visitantes.
O repositor Alan Max, 20, aprovou a arte corporal feita pelos Xikrin: desenhada no corpo, ela dura em média oito dias para sair. “Gosto muito de tatuagem e resolvi fazer. Achei muito interessante. A arte deles é excelente, bem diferenciada, inteligente e criativa”, elogiava.
“Achei muito legal eles terem vindo aqui. Nunca tinha visto um índio de perto”, animava-se Ana furtado, 9, que participou do circuito.
“Tento passar noções sobre a importância da natureza para meus filhos. As crianças estão muito voltadas para desenhos e esse folclore, esse mundo de fantasias das lendas do saci-pererê, curupira, tem perdido força. A gente tenta resgatar, porque mostram que não se pode maltratar os animais e é preciso cuidar do ambiente. Isso ajuda na formação cultural e de caráter deles”, disse o militar Clécio Marys, 42, pai de Álvaro, 4, e de Samira, 12.
“Essa programação de educação ambiental mostra também que o índio não é só aquele personagem que a gente ‘conhece’ na escola. Há diferentes tribos, costumes, crenças e línguas”, diz Marla Frazão, pedagoga e uma das organizadoras das atividades.
(Diário do Pará)
Comentários com Facebook